top of page
  • Alexandre Agassi

Jedicon SP 23 aproveita o momento mais oportuno e aquece o coração dos fãs


Em 2018, participamos pela primeira vez da Jedicon SP, evento organizado pelo Conselho Jedi São Paulo (CJSP) desde 1999, e como apaixonados por Star Wars ficamos encantados em encontrar tantos fãs e de todas as idades reunidos para uma grande celebração dessa saga (confira as nossas impressões do evento anterior aqui).


Em 2023, o evento chegou a sua 20ª edição, que aconteceu no dia 16 na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), entregando o melhor conteúdo de Star Wars, que reúne diversas “tribos”, entre eles cosplayers, blogueiros, youtubers, colecionadores, músicos e muitos outros, para agitar a festa e receber todos os fãs. É o que conta com mais detalhes Vebis Júnior, professor, pesquisador e produtor de cinema e também fã de Star Wars e membro do CJSP: “Assim, se você analisar, sempre que tem um fantasiado aqui (na Jedicon), eles estão usando a bandeira de algum fã clube. Eles costumam animar o local vestidos. Os páginas conteudistas se organizam pra trazer o conteúdo, o debate e o CJ é o que junta essa galera. A Jedicon é um evento anual que junta todo mundo. Então essa é a grande vantagem de uma Jedicon organizada pelo CJ”.


Vebis conta que conheceu o CJSP em 2000, embora tenha visitado a primeira Jedicon em 1999, e credita toda a sua jornada pelos fãs clubes de Star Wars ao Conselho. Em 2015, Vebis também foi cofundador da Sociedade Jedi, que cada vez mais vem crescendo na produção de conteúdo dessa saga na internet. “Eu me considero uma cria do CJ porque na verdade, toda a minha vida dentro de criar conteúdo de Star Wars e aí criar a Sociedade Jedi em 2015, quando a gente descobriu que ia ter de novo as produções sendo feitas pela Disney, a gente abraçou essa realidade e meio que juntou as forças”, explica.


Confira alguns cosplays que podiam ser encontrados pelo evento:



Outra conquista memorável foi a arrecadação de alimento não perecível para doação como parte de uma campanha contra a fome no Brasil, promovido pela organização do evento, que na compra de um ingresso “Meia Social”, o visitante poderia adquirir com desconto no valor desde que doasse ao menos 1 kg de alimento. A Be Geeks também falou com o presidente do CJSP, Marcelo Forchin, que confirmou o recolhimento de quase 4 toneladas de alimento.


A Jedicon também acontece em um momento bastante oportuno com a chegada da série Ahsoka no Disney+. A história que narra a jornada da ex-padawan de Anakin Skywalker após os eventos do filme Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983) chega ao seu ápice no quinto episódio do seriado, entregando um “reencontro” entre ela e seu mestre em um embate eletrizante com momentos do personagem mais icônico de Star Wars variando entre a sua versão Jedi e Sith, como Darth Vader. “A gente teve a sorte da edição da Jedicon desse ano acontecer no exato momento do episódio que mais reascendeu a paixão, fazendo até os haters da era Disney recuarem com o episódio dessa semana da Ahsoka e do Anakin”, diz Vebis.


Marcelo também fala de todas as séries de Star Wars lançadas nos últimos anos, entre elas também podemos citar The Mandalorian, Andor, The Book of Boba Fett e até as séries animadas, como The Bad Batch, Resistence, Rebels e Clone Wars, que embora essas três últimas sejam mais antigas, estão disponíveis no Disney+ e continuam fazendo novos fãs da franquia. “Você vê muita família vindo ao evento que todos eles curtiram Star Wars em algum momento de suas vidas. Isso que é bacana pra nós. Então o streaming está só ajudando nessa parte. Fora que está trazendo uma série de vertentes da aventura diferentes. Tem aventuras pras crianças, tem aventuras pros adultos, tem aventura pra todo mundo. Vai alimentando o fandom e, com a popularidade, só tende a crescer”, conta.


Veja agora um pouco de tudo que rolou na Jedicon SP 23:




A Jedicon foi a união do sentimento que atrai tantos fãs de Star Wars. Teve cosplays, música com um DJ agitando o evento, além de lojas com produtos licenciados e o Artists’ Galaxy, que convida os visitantes a conhecerem o trabalho dos artistas independentes. Teve experiências imersivas para conhecermos desde jogos de RPG de Star Wars, trazido em parceria com a Ludus Luderia, até mesmo uma geladeira e um micro-ondas do Darth Vader, um produto exclusivo da Panasonic. Enquanto isso, a Hasbro foi além e pudemos tirar uma foto vestindo o capacete do Vader e portando o seu sabre de luz, reimaginando como se fossemos brinquedos dentro de uma caixa. O evento ainda trouxe roupas de personagens icônicos da franquia e muito, mas muito mais!


No auditório, tivemos apresentação cênica com a Blades Saber Club Brasil, apresentação musical com a SP Pop’s Symphonic in Concert, Concurso Cosplay, Concurso de Droides e muito bate-papo com convidados especiais, como Marcelo Forlani (do site Omelete e cofundador da Comic Con Experience), Marcos Palhares (especialista em astronáutica e desenvolvimento espacial), João Jedi (youtuber do canal Diário Rebelde), entre muitos outros.


Porém, se fosse possível resumir tudo que foi essa Jedicon SP 23 em poucas palavras, foi como disse Marcelo: “Foi a mais divertida dos últimos anos”.

 POSTS RECENTES 
bottom of page