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BGS 25 | Entrevista com equipe de Resident Evil Survival Unit e gameplay exclusiva

  • Foto do escritor: Lucas Venancio
    Lucas Venancio
  • 15 de out.
  • 5 min de leitura

A Aniplex Inc, em parceria com a JOYCITY Corporation e a Capcom, marcou presença na Brasil Game Show 2025, realizada entre os dias 9 e 12 de outubro no Distrito Anhembi, em São Paulo, levando um estande dedicado ao mais recente título de Resident Evil: a nova experiência mobile Resident Evil Survival Unit. O jogo combina estratégia, sobrevivência e narrativa, reunindo diversos personagens icônicos do universo da franquia. O público pôde testar uma demo e receber brindes de recordação de uma das franquias de terror mais icônicas da indústria do entretenimento.


Estande de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

A Be Geeks teve a oportunidade de jogar uma demo exclusiva apresentada ao público da BGS e entrevistar os porta-vozes sul-coreanos da JOYCITY, desenvolvedora de Resident Evil Survival Unit, que estiveram presentes no evento.


Nosso teste de gameplay incluiu o início do modo campanha do game, que também contará com multiplayer online. Vale destacar que o game não é canônico, mas isso pode ser bem-vindo, pois abre portas para novos públicos, sem comprometer o legado da franquia. A acessibilidade durante a jogatina, aliada ao fato de ser gratuito e rodar em 85% dos dispositivos móveis atuais, reforça o potencial de Resident Evil Survival Unit como uma divulgação estratégica da marca. Haverá conteúdos pagos, mas segundo a equipe, os jogadores que não gastarem dinheiro conseguirão progredir sem dificuldades.


Brinde de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

Gameplay – Estratégia e Nostalgia no Mobile

Em Resident Evil Survival Unit, os jogadores assumem o comando de uma unidade de elite de sobreviventes em uma cidade devastada pelo vírus T. A estratégia é fundamental: é preciso gerenciar um abrigo fortificado, enviar equipes em missões perigosas, resgatar sobreviventes e defender a base contra ataques incessantes. Cada decisão é crucial para recuperar o último reduto da humanidade em meio ao caos zumbi.


Cosplayers de Resident Evil reunidos no estande de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

Durante nosso teste, percebemos o quão agradável é jogar Resident Evil no smartphone, com a câmera fixa remetendo aos primeiros títulos da franquia, que influenciaram todo o gênero survival horror. A JOYCITY manteve essa base nostálgica, adaptando-a perfeitamente para o formato mobile. A demo já contava com legendas em português do Brasil, tornando a experiência mais acessível.


Na primeira parte do jogo, controlamos um personagem anônimo, nossa representação naquele mundo, que inicia em uma UTI de hospital e precisa encontrar pistas para escapar. Esse trecho funciona como tutorial, apresentando mecânicas essenciais, como leitura de documentos, coleta de itens e munição, resolução de puzzles, abertura de cofres e portas, movimentação de escombros, navegação com setas e combate contra zumbis. Esses elementos, familiares para veteranos, são primordiais para novatos.


Estande de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

Ao sair do hospital, encontramos Claire Redfield, personagem icônica de Resident Evil 2, que auxilia no combate aos infectados. Essa presença de personagens clássicos se mantém ao longo de toda a jornada, introduzindo novos jogadores ao universo da franquia e incentivando a exploração de outros títulos da série. O lançamento completo revelará a progressão da história e os desdobramentos do modo multiplayer.


Entrevista – Estratégia, Horror e Mercado Latino-americano

Diretores entrevistados
  • Jay Park, Diretor da Divisão Estratégica da JOYCITY Corporation

  • Dongkyun Kye, Head de Estratégia Corporativa da JOYCITY

  • Intérprete: Mario Kang


Entrevista com equipe de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

Resident Evil Survival Unit combina horror de sobrevivência com mecânicas de estratégia em tempo real. O que inspirou a equipe a seguir essa nova direção dentro de uma franquia tão icônica?
Jay Park: "A gente sabia que haveria muitas limitações de tentar trazer a experiência completa do Resident Evil para o mobile. Então a gente focou mais em trazer elementos que principalmente os jogadores mais experientes e antigos reconheceriam e gostariam de ver em uma versão mobile. A gente trabalhou bastante junto com a Capcom justamente para trazer esses elementos de forma bem fiel. E claro, como a gente tem bastante experiência nessa parte de jogos mobile desse serviço que é trazido junto, a gente tentou juntar esses elementos que facilitassem para que ficasse condizente com essa versão mobile."
Resident Evil sempre foi conhecido por sua atmosfera intensa. Como a equipe conseguiu traduzir essa tensão e medo para um formato de estratégia mobile?
Dongkyun Kye: "Claro que há muitas limitações para uma plataforma mobile, mas a gente fez um estudo minucioso com os elementos que trazem terror para o jogo, principalmente nas missões antigas de Resident Evil. Trabalhamos muito com a Capcom para trazer essa autenticidade, então como você vai encontrar os zumbis e lidar com o ambiente ao redor contribuiu para trazer terror mesmo em uma plataforma menor."
Como a equipe equilibrou acessibilidade para jogadores mobile mantendo o desafio que os fãs de Resident Evil amam?
Jay Park: "A gente tentou ao máximo simplificar os controles do jogo, porque sabemos que no mobile é complicado ter muitos botões na tela. Então essa parte foi a que mais nos esforçamos para deixar o jogo o mais simples possível. Mas como trouxemos vários elementos dos originais, incluindo a câmera mais estática, que a princípio parecia desconfortável, no mobile traduziu bem. Fica mais confortável e simples de jogar, parecendo uma versão simplificada do original."
Qual é a importância do público latino-americano, especialmente os fãs brasileiros, para o futuro da franquia Resident Evil e desta experiência mobile?
Dongkyun Kye: "A princípio, não sabíamos o quanto os brasileiros eram apaixonados pela franquia. Na Gamescom da Alemanha, vimos jornalistas, influenciadores e criadores comentando que há muita procura e fãs aqui. Então vimos a oportunidade de vir à BGS para conhecer o mercado e o público, percebendo que os brasileiros têm muita paixão pela franquia. Estamos muito felizes em estar aqui, e o Brasil está entre os primeiros em pré-cadastros no site."
Jay Park: "Ouvimos que os brasileiros adoram Resident Evil e como o jogo será totalmente free-to-play, queremos que cada vez mais pessoas conheçam nossa franquia e aproveitem a experiência."
Os jogadores podem esperar atualizações ou eventos conectados a outros títulos de Resident Evil após o lançamento?
Dongkyun Kye: "Com certeza, já estamos preparando conteúdos relacionados a outros títulos da franquia para manter o jogo sempre atualizado e conectado ao universo Resident Evil."
Considerações finais

Resident Evil Survival Unit oferece uma experiência mobile robusta, equilibrando estratégia, horror e acessibilidade. Com a presença de personagens clássicos, jogabilidade intuitiva e desafios estratégicos, o título reforça o legado da franquia e introduz novos públicos ao universo Resident Evil.


Estande de Resident Evil Survival Unit na BGS 2025
Reprodução: Be Geeks

O lançamento gratuito e o conteúdo expansivo, aliado à atenção ao público latino-americano, mostram o cuidado da JOYCITY e da Capcom em criar um jogo atraente, fiel à franquia e inclusivo para veteranos e novatos. O game está previsto para ser lançado ainda em 2025 e você pode fazer o pré-registro no site oficial: residentevil-survivalunit.com



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