• Por: J.V. Vicente

Morre aos 86 anos o diretor Milos Forman


O diretor Milos Forman

Milos Forman, diretor responsável por filmes como "Um estranho no Ninho" e "Amadeus", morreu nessa sexta, dia 13, aos 86 anos nos Estados Unidos.

Forman nasceu na República Tcheca em 1932. Durante a juventude, participou do movimento chamado Primavera da praga, que foi reprimido pela União Soviética. O cineasta se mudou para os Estados Unidos em 1968 e se tornou cidadão americano em 1977.

O diretor começou sua carreira em seu país de origem, um de seus primeiros filmes foi "Os amores de uma Loira", de 1966. O longa concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Nos Estados Unidos, o primeiro filme de Forman foi "A procura Insaciável", lançado em 1977.

Milos Forman e Jack Nicholson nos bastidores do filme "Um estranho no Ninho"

O sucesso estrondoso do diretor veio em 1975, com o filme "Um estranho no Ninho". Estrelado por Jack Nicholson e Louise Fletcher, ganhou 5 estatuetas do Oscar nas categorias de melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro.

Jack Nicholson no filme "Um estranho no ninho"

Forman também foi o responsável por famosas adaptações que contaram histórias reais. Entre esses filmes estão: "Amadeus", longa sobre a vida do compositor Mozart e sua relação com Antonio Salieri; "O povo contra Larry Flynt", filme protagonizado por Woody Harrelson, que conta a história sobre o editor da revista pornográfica "Hustler"; e "Andy", estrelado por Jim Carrey, o longa é uma cinebiografia do artista, músico e dançarino Andy Kaufman.

Jim Carrey como Andy Kaufman no longa dirigido por Foman

O diretor foi homenageado por várias personalidades do cinema, entre elas os diretores Ron Howard e Edgar Wright.

Jim Carrey e outros astros como Mia Farrow, Antonio Bandeiras e Danny DeVito também homenagearam Forman.

 POSTS RECENTES