• Alexandre Agassi

Tudo que já sabemos de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald


Pôster oficial do filme

J. K. Rowling dispensa apresentações, pois assistir aos oito filmes de Harry Potter uma vez na vida é um dever sagrado. O lançamento da sequência de Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016), cujo roteiro é assinado pela própria autora, promete trazer diversos elementos que já ouvimos falar. Confira aqui um compilado de tudo que já sabemos até agora e tudo que podemos especular de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

Newt Scamander

Newt Scamander

Como já vimos em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Newt Scamander, o nosso protagonista interpretado por Eddie Redmayne, é o autor do livro de mesmo nome do filme. Dentro do universo, trata-se de um guia bem completo sobre criaturas mágicas do mundo inteiro, o qual faz parte dos livros do primeiro ano de Hogwarts no período que Harry Potter estudou – entre 1991 e 1998. No entanto, o tempo vivido por Newt é 1926.

Ele gosta de andar pelo mundo atrás de criaturas mágicas para estudá-las e defender seus direitos num tempo obscuro e muito cruel contra esses animais. No filme, ele chega à Nova Iorque para libertar uma espécie rara que havia achado sob maus tratos. Contudo, ele acaba se envolvendo numa investigação de um Obscurial a solta que vem ameaçando o mundo bruxo e o dos trouxas.

Tina, Queenie e Jacob

Tina, Newt, Queenie e Jacob

Esses são os três amigos que Newt faz durante sua passagem pela América. Tina Goldstein (Katherine Waterston) era uma Aurora da MACUSA, porém perde seu cargo após cometer um erro grave ao agredir uma trouxa. Perfeccionista, Tina gosta de seguir as leis à risca. Ela consegue seu trabalho de volta após ajudar Newt Scamander a controlar o Obscurial e prender Gellert Grindelwald (Johnny Depp). Na linha do tempo do universo mágico, ela será a esposa de Newt futuramente.

Queenie Goldstein (Alison Sudol) é a irmã de Tina. Ela também trabalha para a MACUSA e é conhecida por ser Legilimente, qualidade de quem é capaz de ler a mente das pessoas.

Jacob Kowalski (Dan Fogler) é um trouxa com um sonho de ter sua própria padaria. Seus planos falham a princípio, mas então ele conhece Newt, Tina e Queenie, envolvendo-se nessa história toda do começo ao fim. Ele se apaixona por Queenie numa época que casamento entre bruxos e trouxas é proibido. Ao final, Jacob é forçado a ter sua memória apagada dos eventos que presenciou. Mesmo assim, Newt arranja uma maneira de ajudá-lo, dando-lhe um dinheiro de garantia ao banco e assim abrir sua padaria.

Creedence e os Obcuriais

Creedence

Creedence (Ezra Miller) é um jovem órfão e filho de bruxos. A dona do orfanato, que tem prazer em maltratar crianças, o condena por ele ter poderes mágicos. Com o tempo, ele se torna um Obscurial, um portador de uma forma parasita muito poderosa chamada Obscurus. Ele aparece como um resultado de quando bruxos suprimem suas habilidades extraordinárias ao invés de aprender a controlá-los.

Após muito esforço, Newt e seus amigos conseguem parar o Obscurus, mas ainda assim a MACUSA mata Creedence. Ou pelo menos era o que acreditávamos até vermos o ator confirmado para Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

MACUSA

Brasão da MACUSA

O Congresso dos Estados Unidos da América (MACUSA, em inglês) tem a mesma função do Ministério da Magia em Londres. Eles organizam a sociedade bruxa nos EUA, criando leis com a intenção de combater o crime e manter a boa convivência entre bruxos e trouxas (ou Não-Majs, como eles costumam chamar).

Na década em que se passa Animais Fantásticos e Onde Habitam, a MACUSA é conhecida por ter leis muito rígidas e conservadoras. A Lei Rappaport proíbe o casamento entre bruxos e não-majs. Além disso, eles não possuem uma prisão, como Azkaban; portanto, a pena para um infrator da lei é a execução. Não há leis que defendam os direitos dos animais, o que é o maior desafio para Newt, que carrega uma maleta cheia deles.

Gellert Grindelwald

Gellert Grindelwald

Grindelwald foi o maior bruxo das trevas antes da ascensão de Lord Voldemort. Ele detestava os trouxas e incitava o ódio contra eles. Sua grande obsessão desde a adolescência era as Relíquias da Morte.

Proveniente de um conto infantil do mundo bruxo, as Relíquias são três objetos mágicos que foram fabricados pela própria Morte. A Varinha das Varinhas, a mais poderosa do mundo, a Pedra da Ressurreição, capaz de dar vida aos que já faleceram e, por último, a Capa da Invisibilidade, com poderes de tornar qualquer pessoa invisível.

Das três, sabemos pelo menos que a Varinha das Varinhas já pertenceu a Grindelwald, que roubou do famoso fabricante de varinhas Mykew Gregorovitch. Importante ressaltar que ela aparecerá sim em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, como já foi visto no trailer.

A Varinha das Varinhas, cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1

Na juventude, ele já demonstrava interesse por magia proibida, razão pela qual o fez ser expulso da escola de Durmstrang, na Alemanha. Foi então que veio para a Inglaterra morar no bairro de Godric’s Hollow com sua tia Batilda Bagshot. Lá na região também morava Alvo Dumbledore e foi dessa forma que os dois se aproximaram e ficaram muito amigos.

Nos anos em que se passa Animais Fantásticos e Onde Habitam, Grindelwald encontra-se em ascensão. Por onde ele passa, o terror o acompanha. Como podemos já notar pelos trailers, a sequência do filme irá girar em torno do bruxo das trevas, explorando tanto seu passado obscuro quanto seu presente, onde anda reunindo seguidores.

Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore e Newt Scamander

Outro detalhe imprescindível é a presença de Alvo Dumbledore (Jude Law), que futuramente se tornará no bruxo mais poderoso do século graças aos eventos que irão acontecer ao longo da franquia Animais Fantásticos.

Mais jovem e enérgico, Alvo já era professor de Hogwarts quando Newt era uma criança. Pelo que já podemos especular, teremos diversos flashbacks que revelarão mais sobre a relação entre o aluno e o professor e provavelmente até mesmo explicar o porquê Newt foi expulso de escola.

Como é mostrado no livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, no passado, Alvo possuiu uma irmã mais nova chamada Ariana. Quando criança, ela foi zombada por meninos trouxas por ela ter poderes mágicos. Traumatizada, ela perdeu o controle sobre seus poderes após tentar suprimi-los.

Seu pai, em busca de vingança, matou os garotos, e, por isso, foi levado para Azkaban. Assim, a família Dumbledore se muda para Godric’s Hollow, onde a situação apenas se agravará. Ariana passa a viver presa dentro de casa. Lá ela tem outra de suas crises, provocando a morte de sua mãe.

Ariana Dumbledore, cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

Sem pai e sem mãe, Ariana passa sob os cuidados de Alvo. Pouco tempo depois, Grindelwald vem morar no mesmo bairro e lá os dois se tornam amigos. Ambicioso, talentoso e egoísta, Alvo se identificou muito com Gellert. Juntos criaram essa obsessão pelas Relíquias da Morte e o sonho de dominar o mundo trouxa.

Um dia Aberfoth, o irmão do meio dos Dumbledore, confrontou as ideias dos dois amigos por causa do dever que Alvo se comprometeu a fazer: cuidar de Ariana. Irritados, Alvo, Gellert e Aberfoth duelaram. Ariana surge tentando interromper a briga quando um lampejo de luz a atinge. Ariana cai morta e pra piorar nunca se soube de qual varinha o feitiço partiu.

A amizade entre Alvo e Gellert se desfez, enquanto que Aberforth sempre culpou seu irmão por isso. Grindelwald seguiu com seu sonho de acabar com o mundo trouxa, Alvo tornou-se professor em Hogwarts e Aberforth vira dono de um estabelecimento em Hogsmead. Teorias de fãs apontam que Ariana poderia ser uma Obscurial!

Será apenas por volta de 1945, que Dumbledore e Grindelwald travarão um épico duelo. Nesta mesma luta, Alvo possuirá a Varinha das Varinhas, derrotando Grindelwald de vez e ficando dessa forma consagrado como o maior bruxo do século.

Leta Lestrange e Teseu Scamander

Leta Lestrange e Teseu Scamander

Ainda não se sabe muito sobre ela. Ela foi colega de classe de Newt em Hogwarts e ambos foram muito próximos, dando a entender que foram apaixonados um pelo outro.

Ao contrário do que algumas teorias apontam Leta (Zoë Kravitz) não tem nenhuma relação com Belatriz Lestrange, a famosa Comensal da Morte da franquia Harry Potter, já que Belatriz é da família Black. Seu sobrenome foi adotado por ela após se casar com Rodolphus Lestrange, esse sim muito provavelmente deve ter parentesco com Leta.

Sabemos também que pouco tempo depois dos acontecimentos de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Leta se casará com Teseu Scamander (Callum Turner), irmão de Newt.

Tido como um “Herói de Guerra”, Teseu é um reconhecido Auror do Ministério da Magia. Ele é apenas citado em Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas já dá pra ter um leve vislumbre que suas relações com o irmão caçula não são tão boas.

Nicolau Flamel

Jacob conhece Nicolau Flamel

Esse já é um nome bem conhecido pelos potterheads. Isso porque a história de Harry Potter e a Pedra Filosofal gira em torno dele.

Da ordem dos alquimistas, o francês Nicolau Flamel (Brontis Jodorowsky) foi o mais bem-sucedido graças a sua grande invenção: a Pedra Filosofal, capaz de produzir o elixir da vida e transformar qualquer metal em ouro.

A história se passa quando Harry estava no primeiro ano. Nesse tempo, a Pedra se encontrava escondida dentro de Hogwarts, pois Lord Voldemort, derrotado e enfraquecido, buscava uma maneira de se fortalecer e reconquistar seus antigos seguidores. Ao final, por Harry ter se ferido gravemente, Nicolau destrói a Pedra, e com isso ele também vem a falecer.

Em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, Dumbledore pede a Newt que vá para a França caso precise de um “lugar seguro”. Lá ele deverá encontrar Nicolau, o qual pode ou não ter um papel importante na trama. De qualquer forma causará uma grande nostalgia para os fãs.

Easter-Eggs e outras especulações

Muito se promete a respeito desse filme, devido ao tanto de elementos nostálgicos da saga de livros escrita por J.K. Rowling. Os locais que já sabemos onde o longa se situará são quatro no mínimo: Nova Iorque, Londres, França e Hogwarts.

Outros easter-eggs apontam o aparecimento de Nagini (Claudia Kim), uma animaga que se transforma em cobra. Infelizmente, como já vimos em Harry Potter e as Relíquias da Morte, Nagini é uma cobra e outra horcrux de Voldemort. Lembrando que horcrux é uma magia das trevas no qual o bruxo é capaz de dividir sua alma ao meio e guardá-la dentro de um objeto ou um ser vivo desde que, para isso, ele mate uma pessoa. Então, é bem provável que a gente já conheça o final trágico de Nagini.

Nagini na forma humana e na forma de cobra

O Espelho de Ojesed também fará uma aparição em alguma cena, revelando finalmente o que Dumbledore vê quando se posiciona de frente com o objeto. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry enquanto perambulava pelo castelo encontra o espelho numa sala, este que possui poderes de revelar os desejos mais profundos de qualquer pessoa. Logo no trailer, podemos ver a imagem de Dumbledore projetada ao lado de Grindelwald, indicando que possivelmente seu maior desejo seja capturar o bruxo das trevas.

Alvo olhando-se no Espelho de Ojesed

Há muitas perguntas que necessitam de respostas. Dificilmente, todas serão respondidas. Na realidade, provavelmente acontecerá o contrário: mais questões surgirão, em se tratando do segundo de uma série de cinco filmes. Certamente, teremos muitas surpresas e vamos acabar com aquele gostinho de “quero mais” ao final.

 POSTS RECENTES