• J.V. Vicente

Tudo o que você precisa saber antes de assistir Vingadores: Guerra Infinita

ALERTA: Esse post contêm spoilers dos últimos filmes do universo Marvel no Cinema.

Vingadores: Guerra Infinita estreia semana que vêm e o publico ao redor do mundo está muito empolgado. A questão é que, nem todos que vão ver o novo filme dos vingadores viram os outros filmes dos últimos 10 anos da Marvel.

Guerra infinita é a culminação de todos os eventos que têm sido construídos na Marvel desde o primeiro Vingadores. Muitas pessoas, que podem não ter visto os outros diversos filmes da Marvel, podem não entender o contexto e a situação de certos personagens e como eles foram parar lá.

Aqui estão todos os momentos e subtramas que você precisa saber caso não tenha visto todos os filmes do Universo Marvel e Talvez fique perdido em relação a como esses personagens e situações se conceberam.

Aqui também haverá acesso a uma pagina que vai explicar as jóias do Infinito, o que são, onde estão e como sua narrativa se encaixa no filmes do MCU.

Fase 1: Os acontecimentos que você deve saber para entender a continuidade em Guerra Infinita

Thor 1 (2011) e Capitão América 1: O Primeiro Vingador (2011) - O que você precisa saber:

O filme Thor apareceu na fase um, antes do filme Capitão América 1 - Primeiro Vingador. Na cena pós-créditos de Thor, vemos pela primeira vez um cubo cósmico em uma maleta. No filme do Capitão América, entendemos que esse cubo é o Tesseract, um dos itens da sala de tesouros de Odin. No final do longa, entendemos que o cubo ficou com os humanos após a derrota do Caveira Vermelha pelas mãos do Capitão América. O cubo era capaz de carregar armas de energia e aparentemente, transportou o caveira vermelha para algum lugar do espaço.

Os Vingadores 1: The Avengers (2012) - O que você precisa saber:

Em Vingadores, Loki rouba o Tesseract. No filme, vemos que o cubo não só gera energia, como também é capaz de abrir portais para todos os cantos do espaço. Loki está em posse de um cetro, que possui uma gema azul na ponta, e de alguma forma, o poder da gema está ligado ao Tesseract. Loki usa o poder do cubo para promover a invasão dos Chitauri na Terra. No final do filme, os vingadores detêm Loki e o Tesseract volta para Asgard, o lugar onde sempre pertenceu, como uma propriedade de Odin. Na cena pós-créditos vemos um vislumbre de quem estava por trás de Loki, ninguém menos que Thanos, que deu as caras pela primeira vez no MCU.

Fase 2 Os acontecimentos que você deve saber para entender a continuidade em Guerra Infinita

Thor 2: O Mundo Sombrio (2013) - O que você precisa saber:

O Aether é uma substância usada pelos elfos negros para alterar o universo e trazer a escuridão de volta.

Na cena pós- créditos, descobrimos que se trata da jóia da realidade. A guerreira asgardiana Lady Sif deixa ele nas mãos do colecionador, já que duas joias do infinito não podem ficar tão próximas e Asgard já está em posse do Tesseract.

Guardiões da Galáxia 1 (2014) - O que você precisa saber:

A joia do poder

No filme dos guardiões da Galaxia é apresentado o Orbe. Durante o filme, é explicado pelo Colecionador que a peça é uma joia do infinito, o personagem conta o que são os objetos e sua capacidade destrutiva.

Infância de Gamora

Gamora é conhecida por ser uma assassina letal criada por Thanos. Uma das filhas do Titã,, a personagem começa a história tentando vender a joia do poder para poder fugir de Thanos. Em uma cena de dialogo, quando Gamora menciona seu pai como honrado, Peter Quill a questiona se ela está se referindo à Thanos.

A assassina revela que o tirano não é seu pai, que ele invadiu seu planeta, matou toda sua raça e a transformou em uma arma.

Confira o vídeo com a cena do filme:

Em Guerra Infinita, o passado de Gamora será contado em flashbacks, já que esse é o momento da garota confrontar o horrível pai de criação.

Confira uma imagem dessa cena de flashback que apareceu no trailer do filme:

Quem é Thanos no universo cósmico

Thanos aparece no filme como vilão secundário. Ele é o responsável por mandar Gamora e Nebulosa a serviço de Ronan, para que este, encontra-se o Orbe e o leva-se. O Titã é definido como um conquistador déspota intergalático e o servo de Ronan diz que ele é o ser mais poderoso do universo. Thanos aparece em uma cena sentado em sua cadeira e em um único dialogo mostra ao Kree todo o seu poder.

Cena do filme Guardiões da Galáxia conversa entre Thanos e Ronan:

Colecionador

O colecionador, que fez sua primeira aparição em Thor o mundo sombrio voltou no filme para contar a história sobre as joias do infinito. O personagem estava tentando comprar o objeto de Gamora, mas a atitude de sua escrava acabou por destruir todo o seu Museu. Ele vai reaparecer em Guerra Infinita, pois ele ainda está com a Joia da realidade. Também deve ser levado em conta que nos quadrinhos ele é irmão do Grão Mestre(Jeff); seria muito bom ver os dois personagens juntos.

Cena onde o Colecionador explica as jóias do infinito para os Guardiões:

Vingadores 2: Era de Ultron (2015) - O que você precisa saber:

Visão e a joia da mente

É revelado no filme que a gema do cetro de Loki era a joia da mente. A pedra é usada para criar Ultron e Visão.

O Androide, agora possui a joia do infinito na testa, por isso, está sendo caçado por Thanos e a ordem Negra.

Cena da criação do Visão em Vingadores 2: Era de Ultron:

Cena do trailer de Vingadores: Guerra Infinita onde vemos a Ordem Negra tentando pegar a Jóia da mente em sua testa:

Hulkasha

Em Era de Ultron, percebe-se um clima romântico entre Bruce Banner e Natasha Romanoff, os dois personagens estão mutuamente atraídos, porém, Banner não consegue se envolver devido aos seus problemas para controlar o Hulk.

No final do filme, depois da derrota de Ultron, Hulk passa a assumir o controle definitivo de Bruce e foge com o Quinjet, abandonando a viuvá negra enquanto ela está em comunicação com o herói. Isso parte o coração de Natasha e se revela um ponto que vai ser explorado em Guerra Infinita com a volta de Bruce para terra e o reencontro dos personagens.

Fase 3: Os acontecimentos que você deve saber para entender a continuidade em Guerra Infinita

Capitão América 3: Guerra Civil (2016) - o que você precisa saber:

Cisão dos Heróis

Em Capitão America: Guerra Civil, acontece a cisão dos vingadores. Nos eventos do filme, Steve Rogers e Tony Stark discordam sobre os termos do Tratado de Sokovia, que determina que as ações da equipe sejam supervisionadas pela ONU. Enquanto que Stark acredita que os Vingadores devem ser fiscalizados, Rogers pensa o oposto, não querendo que a equipe seja limitada à ideais políticos de uma organização.

No meio desses eventos, Bucky Barnes é responsabilizado por uma explosão do Congresso em Viena, onde uma das vítimas é o rei T`Chaca, pai do Pantera Negra. Steve percebe que se trata de uma armação e vai contra as imposições do acordo, mas Stark acredita que o julgamento do Capitão está afetado pela amizade, e não ouve os avisos dele sobre o verdadeiro culpado.

Para poder deter o verdadeiro culpado, Rogers, junto de Bucky, reúne um grupo de heróis que incluí Falcão, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, esses personagens decidiram seguir o capitão e não assinaram o acordo. Em contrapartida, Stark reúne um grupo que incluí a Viúva Negra, Maquina de Combate, Visão, Pantera Negra e Homem-aranha. Pantera Negra entra na equipe disposto a matar Bucky, acreditando ser ele o responsável pela morte de seu pai.

Nos eventos que ocorrem no Aeroporto, os heróis entram em uma luta intensa. Ao ver a insanidade do que está se seguindo, Natasha decide mudar de lado e ajudar Capitão a fugir com Barnes. Os aliados do capitão são presos por violarem o tratado e Rhodes é ferido gravemente na coluna. Por ter ajudado Rogers, a viúva também se torna uma fora da lei, e tem de fugir.

Cena da luta entre o time do Homem de Ferro x time do Capitão América em Capitão América 3: Guerra Civil:

Conflito Tony, Steve e Bucky

Durante o arco final, é revelado que o responsável pelos eventos é Helmot zemo, um militar de Sokovia que perdeu toda a sua família e culpa os vingadores pela sua imprudência. Detreminado a se vingar, ele formata um plano para colocar os heróis uns contra os outros e faze-los se matarem. Zemo orquestrou a explosão em Viena e todos os eventos para incriminar Bucky e fazer a equipe entrar em conflito.

Em uma base da HIDRA na Sibéria, Tony, ao descobrir as maquinações de Zemo, Stark decide se unir ao Capitão e impedir que o vilão, supostamente desperta-se super assassinos da organização.

Steve, Bucky e Tony deixam as diferenças de lado vão em busca do verdadeiro responsável pelos eventos em Viena, Helmot Zemo, um militar de Sokovia. Ao ser confrontado o vilão revela que sua motivação foi vingança. Zemo perdeu toda a família durante a destruição de Sokovia e culpa os vingadores pela sua imprudência. Determinado a se vingar, ele formata um plano para colocar os heróis uns contra os outros e faze-los se matarem. Zemo orquestrou a explosão em Viena e todos os eventos para incriminar Bucky e fazer a equipe entrar em conflito.

Zemo mostra à Stark um vídeo de uma câmera de vigilância. A gravação revela que Bucky, que na época tinha a mente controlada pela HIDRA, foi o responsável pela morte de Howard e Maria Stark. Ao assistir o assassinato de seus pais e descobrir que Rogers sempre soube de tudo, Tony se enfurece e parte para cima de Bucky, desposto a mata-lo a todo custo.

Cena da luta final entre Homem de Ferro x Capitão América:

O Capitão entra em confronto com Stark para salvar o amigo e se segue uma sequência de luta entre o homem de ferro contra o Capitão e Bucky. No final, depois que Bucky é mortalmente ferido, Rogers consegue subjugar Stark.

Ao confrontar o verdadeiro assassino de seu pai, TChala reconhece que Zemo foi consumido pelo ódio e a vingança e que o mesmo estava acontecendo com ele. Nesse momento, ele decide não matar o vilão e o impede de cometer suicídio, disposto a entrega-lo às autoridades.

Decepcionado, Tony afirma que seu pai fez o escudo de Steve e que ele não o merece. Assumindo a responsabilidade por suas ações, Roger larga o escudo, indo embora com Bucky e deixando definitivamente o manto do capitão América.

Cena do assassinato dos pais de Tony Stark:

Na cena final, Steve envia um pacote para Stark onde se encontram um celular e uma carta. O herói pede perdão à Tony por ocultar a verdade sobre seus pais e promete estar disponível se sua ajuda for necessária. O conflito entre Steve e Tony, e a magoa do segundo em relaçao a Rogers vai continuar em Guerra Infinita.

Heróis fugitivos

Steve liberta os heróis que o ajudaram da prisão da balsa e Stark, entendendo que ele o fez, decide deixar a situação seguir. Steve Rogers e seus companheiros que não assinaram o tratado se tornam foragidos e começam a agir clandestinamente.

Cena do final de Guerra Civil, Capitão libertando os heróis da prisão:

Doutor Estranho (2016) - o que você precisa saber:

O Olho de Agamotto/joia do tempo

Em Doutor Estranho, o Olho de Agamoto é um colar magico, usado pelo mago supremo para voltar no tempo e salvar a terra. No final do filme, é revelado que o objeto contêm uma joia do infinito, a joia do tempo. O personagem irá entrar em conflito com os vilões do filme para proteger o poderoso objeto.

Cena do filme Doutor Estranho onde o mago mostra a joia do tempo:

Guardiões da Galáxia 2 (2017) - o que você precisa saber:

A infância traumática de Nebulosa

Nebulosa é uma das filhas de Thanos e irmã de Gamora. No primeiro Guardiões da Galáxia, a personagem foi apresentada como uma vila. Sabia-se que ela odiava Thanos e Gamora e não exitou em ir contra os dois quando teve a chance, mas o publico não entendeu os motivos da personagem até o segundo filme.

Nebulosa foi uma criança abusada, assim como Gamora. Thanos colocava as duas para se confrontar em lutas. Como Gamora vencia todos os confrontos, a cada derrota, o titã retirava uma das partes do corpo da filha e substituía por uma maquina, o que a transformou em uma ciborgue. Com isso, o ódio de Nebulosa em relação ao pai e a irmã só cresceu.

Cena da Nebulosa contando sobre sua infância:

No final de Guardiões da Galáxia vol 2, Nebulosa e a irmã tem um acerto de contas e ambas, meio que se entendem. As duas compreendem que eram apenas garotinhas tentando sobreviver. Nebulosa vai embora em uma jornada para matar Thanos.

Em Guerra Infinita a personagem retorna em sua busca por vingança

Thor 3: Ragnarok (2017) - o que você precisa saber:

Thor

No terceiro filme do Deus do trovão, Thor é colocado diante de um tremendo desafio, sua irmã Hela, a deusa da morte. Extremamente poderosa, Hela destrói o martelo de Thor com facilidade e o manda para o planeta Sakar, Lá o herói têm os cabelos cortados e é obrigado a lutar como gladiador.

Durante o confronto final com Hela, a deusa da morte destrói o olho direito do irmão. Prestes a ser derrotado por Hela, Thor têm uma visão com seu pai Odin e entende que o poder do trovão sempre esteve nele, e que o martelo era apenas um capacitor. O herói libera seu verdadeiro poder, só que ainda sem absoluto controle.

A fuga de Thor, Loki, Hulk e todo o povo Asgardiano

No Final de Thor Ragnarok, o deus do trovão entende que Hela retira seu poder de Asgard e concluí que o Ragnarok é inevitável e que a unica forma de deter sua irmã é destruindo o seu mundo.

Cena da destruição de Asgard nas mãos de Surtur:

Thor ordena que Loki entre no cofre de Odin e coloque o crânio de Surtur na chama eterna, revivendo a criatura para que está possa destruir Asgard e Hela. O demônio revive tão grande como uma montanha e enterra sua espada de fogo em Hela, matando a vilã e destruindo Asgard , enquanto Thor e Hulk foquem em um cargueiro com os sobreviventes do povo Asgardiano. Durante a viagem do povo no espaço, Thor, agora novo rei de Asgard, acompanhado de Hulk, Loki e Valquíria decide levar seu povo para terra.

Cena de Thor e o povo Asgardiano a caminho da Terra:

Loki com o Tesseract

Dentro do cofre de Odin, antes de deixar o crânio de Surtur na chama eterna, Loki passa pelo Tesseract e fica subentendido que ele recuperou a jóia do infinito.

Hulk e Bruce Banner em conflito

O planeta Sakar é repleto de buracos de minhoca, em um desses, a nave Quinjet onde estava o Hulk foi sugada e ele foi parar no planeta. Thor descobre que Hulk é o principal gladiador do planeta alienígena. O gigante verde adquiriu consciência própria e aparentemente dominou a personalidade de Bruce Banner. Quando está tentando fugir no Quinjet, Thor é impedido por Hulk, que tenta faze-lo ficar. Acidentalmente, o asgardiano ativa o vídeo da viúva negra tentando convencer o Hulk a pousar a nave. O impacto de ver Natasha faz com que o Bruce Banner ressurja e assuma novamente a forma normal.

Cena do Hulk voltando a ser Bruce Banner após assistir o vídeo da Viúva Negra:

Ao voltar a sua forma normal, Bruce fica surpreso em saber que se passaram dois anos desde sua transformação e entende que o Hulk se tornou autoconsciente.

Banner checa as câmeras do Quinjet e entende que a nave foi parar em Sakar sugada por um dos buracos de minhoca. Bruce não fica nada feliz em perceber que o Hulk está assumindo o controle da personalidade e fica assustado com a ossibilidade de se transformar novamente.

Diálogo entre Banner e Thor onde o cientista está preocupado pelo Hulk assumir o controle:

Na batalha final do filme, Bruce percebe que a necessidade do Hulk é extrema, para que ele possa lutar contra o lobo gigante Fenrir. O cientista decide fazer um sacrifício para salvar o povo asgardiano e se joga da nave em que estavam para que ocorra uma transformação.

Hulk então retorna ao controle e consegue derrotar o lobo zumbi.

Cena do Huk vs o Lobo "Fenrir":

Cena pós créditos: nave dos asgardianos interceptada por Thanos

Na cena pós créditos de Thor Ragnarok, Loki questiona o irmão se manda-lo para para terra é uma boa ideia. Thor afirma que acredita que tudo vai melhorar, mas o cargueiro é interceptado por uma nave gigantesca.

Provavelmente, trata-se de Thanos, que vai em busca de Loki e do Tesseract. Em guerra infinita, a continuidade desses eventos acontecerá no inicio do filme.

Cena pós-créditos de Thor Ragnarok:

Pantera Negra - o que você precisa saber:

Wakanda

Wakanda é a nação tecnológica comandada pelo pantera negra. É um país extremamente avançada e rico em Vibranium, metal usado para fazer o escudo do Capitão América.

Wakanda será o palco da batalha final em Guerra Infinita quando Thanos enviar um exercito de batedores para invadir o país.

Imagem da batalha de Wakanda entre Os Vingadores e a tropa de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita

Shuri

Shuri é a princesa de Wakanda, irmã de T´Chala e cientista chefe dos laboratórios de Nação. A garota é uma cientista brilhante, a pessoas mais inteligente no país e a responsável por todos os aparatos tecnológicos do Pantera Negra.

Em Guerra Infinita, Shuri vai estudar o Visão e a Jóia da mente. A cientista também é a resposável por restaurar a mente de Bucky Barnes.

Cena de Shuri analisando o Visão:

Bucky

Na cena pós-créditos de Guerra Civil, é revelado que Steve levou Bucky para Wakanda. Querendo e redimir de seus erros, T`Chala oferece tratamento para Bucky e os cientistas da nação superavançada possam restaurar a mente do soldado.

Cena pós-créditos de Guerra Civil:

Na cena pós créditos de Pantera Negra, é mostrado que Shuri restaurou a mente de Bucky e começa a introduzi-lo na cultura de Wakanda. As crianças da nação começam a chama-lo de lobo branco.

Cena pós créditos de Pantera Negra:

Em guerra Infinita Bucky vai retornar para ajudar os heróis na batalha final.

Agora você está preparado para ver Vingadores: Guerra Infinita! Gostou da nossa matéria? comente o quê achou dela.

 POSTS RECENTES