• Lucas Venancio

Horror Expo 2019 | Maquiagem: o coração dos personagens de terror

Um dos destaques de qualquer filme de Terror são justamente os monstros e personagens macabros das obras. Na Horror Expo, não foi diferente, pois as criaturas das trevas eram críveis, levando horror e sustos ao público. Entretanto, por trás dessas monstruosidades, estão os maquiadores profissionais, que são os maestros nas criações dessas aberrações.

Mulher sendo maquiada no estande da ColorMake. (Foto: Be Geeks)

Castelo dos Horrores e o Ônibus do Terror, atrações da Horror Expo 2019, foram desenvolvidos e produzidos em parceria com a Studio J Makeup, um estúdio de maquiagem que realiza cursos e produções em São Paulo.

O Special Makeup Designer e proprietário da Studio J Makeup, João Marcos, contou um pouco sobre sua trajetória no mundo artístico e sobre a Horror Expo: “Já estou no meio a muitos anos, eu era maquiador do Playcenter das noites do terror então já estou nessa estrada há um tempão. Ai já trabalhei em TV era maquiador do SBT, sou professor da Universidade Anhembi Morumbi no curso de graduação de Maquiagem e hoje tenho o meu estúdio próprio. Então a gente vive muito terror assim, aí tive o convite do pessoal da feira pra organizar o labirinto, o ônibus, os personagens tá tudo com a gente aqui”, explicou João Marcos à nossa equipe.

João Marcos concedendo entrevista ao site Be Geeks. (Foto: Be Geeks)

João relatou como foi a experiência de ter trabalhado no Playcenter em suas icônicas noites do terror: “Cara não dá nem para descrever bicho, porque o ruim é que não volta mais. Quem viveu o Playcenter não esquece mais, foi onde tudo começou”, disse com um sentimento saudosista.

A ColorMake, empresa de produtos para maquiagem artística, esteve na Horror Expo com um estande vendendo e realizando maquiagens gratuitamente ao público que estava disposto a ter mais imersão dentro do evento. Uma das maquiadoras contratadass pela marca foi Carol Fera, que contou um pouco sobre a vida de uma maker profissional:

“Eu sempre gostei muito de pintura, arte e maquiagem. Comecei a trabalhar em banco e eu falei não era aquilo que queria pra minha vida e comecei a fazer cursos. Me formei em artes plásticas, fiz curso de maquiagem [...] e me deram uma oportunidade no parque de diversões onde comecei a fazer maquiagem artística nesse segmento eu era auto de data [...] Daí pra frente comecei a fazer mais cursos me especializar e fui ganhando mais público nessa espreitada”, nos explicou Carol.

Carol Fera maquiando Thaina Migliori. (Foto: Be Geeks)

Thaina Migliori com sua maquiagem finalizada. (Foto: Be Geeks

Carol disse qual é seu estilo favorito de make: “Eu faço todo tipo de maquiagem, faço o dia da noiva, eu atendo todas as gamas do mercado. Porém, o que mais me fascina é a maquiagem artística de efeitos por conta da magia”. A maquiadora também comentou como foi a experiência de estar na Horror Expo. “Eu fiquei super empolgada de receber esse convite eu amo o tema terror, eu amo maquiagem e amo o que eu faço. Então essa feira é minha cara, estou superfeliz de estar aqui [...] cada cliente que senta na cadeira sai uma arte nova é uma realização profissional pra mim”, disse Carol sobre a sua paixão pessoal.

Todavia, a ColorMake também tinha um espaço dedicado a competição de maquiagem realizada pela a empresa. Na qual vários competidores e competidoras batalhavam pra ver quem iria ganhar o troféu de melhor maquiagem da Horror Expo 2019

Estande da ColorMake local das produções para o concurso de maquiagem artística. (Foto: Be Geeks)

Entre os candidatos estava a atriz e maquiadora artística, Júlia Ballagueiro, que falou a respeito de seu trabalho: “É muito legal, porque você pode se expressar os monstros internos que você tem pra fora e criar demais, brincar com as cores é muito divertido”. Júlia também falou do processo para entrar no campeonato: “Eu falei com uma amiga que trabalhava na ColorMake, aí ela falou assim: Ah meu se inscreve lá, que vai ser legal pra caramba! Por que eu estava com um pouco de medo, pois nunca tinha participado de nenhuma competição e me inscrevi [...] e to bem animada”, demonstrando satisfação com sua participação na feira.

Júlia Ballagueiro realizando uma de suas maquiagens para o torneio. (Foto: Be Geeks)

A competidora disse sobre o porquê da make realizada em seu modelo: “Essa maquiagem é porque eu gosto muito de criaturas mágicas da floresta, era uma coisa que tinha na minha cabeça faz tempo, já tinha vontade fazer e aproveitei a oportunidade de ser uma feira de Horror, para fazer um unicórnio sangrento. Então, achei que combinou demais”, disse nos revelando as suas inspirações para a modelo.

Júlia ao lado de seu modelo produzido de "Unicórnio Sangrento". (Foto: Be Geeks)

Todavia, as maquiagens são honrosas no meio audio visual e contempladas com premiações e admiração pelo publico do mundo inteiro, mas a profissão exige empenho e dedicação para entrar no ramo. João Marcos e Carol Fera, que são experientes no ramo, passaram algumas dicas suas para quem quer ingressar na área:

“Ir no meu estúdio fazer um curso”, brincou João. “A mensagem é o seguinte. Você procurar um lugar legal uma escola bacana com profissional legal, aprender e no mínimo dez mil horas de treino para se tornar um bom profissional, cara”, disse o dono da Studio J Makeup.

João Marcos ao lado de uma modelo em seu Studio J Makeup. (Foto: divulgação Studio J Makeup)

Carol discorreu mais sobre o assunto: “Se você gosta e quer isso, vai atrás e não desista dos seus sonhos. Isso é uma coisa que sempre quis lá atrás eu frequentava parques de diversões quando era adolescente meu sonho era ser um monstro. E hoje eu maquio os monstros eu também já atuei em parque e isso é uma realização. Então assim, as vezes a gente tem uma vontade na vida e não corre atrás e se você não correr atrás, não vai saber se daria certo. Pra mim deu certo e sou muito realizada com que eu faço”, finalizou.

Close up de Carol Fera, maquiadora profissional. (Foto: Be Geeks

Confira a nossa cobertura da Horror Expo, no link abaixo:

https://www.begeeks.com.br/home/tag/Horror%20Expo%202019

 POSTS RECENTES