• Paulo Lídio

Giancarlo Esposito fala sobre seu trabalho dublando o vilão Lex Luthor


Conhecido mundialmente como o vilão Gus, de Breaking Bad, Giancarlo Esposito agora dubla outro icônico vilão: Lex Luthor (Imagem: DC Universe / Reprodução)

Conhecido mundialmente como o vilão Gus, de Breaking Bad, Giancarlo Esposito agora dubla outro icônico vilão: Lex Luthor (Imagem: DC Universe / Reprodução)

A série do DC Universe 'Harley Quinn' trouxe brilhantes dubladores para o mundo dos quadrinhos: Tony Hale como Doutor Psycho, Sanaa Lathan como Mulher-Gato, Christopher Meloni como Comissário Gordon, dentre outros. Mas, talvez um de seus maiores golpes seja trazer um dos maiores vilões da TV para interpretar um dos maiores vilões do mundo dos quadrinhos: Após marcar época em 'Breaking Bad' e 'Better Call Saul', a estrela Giancarlo Esposito é o dublador de Lex Luthor em uma nova visão do vilão, que conforme foi confirmado pelo site Collider, é oficialmente um personagem negro.

Durante uma recente entrevista ao Collider Connected, Esposito falou sobre os muitos tipos diferentes de papéis que ele conseguiu interpretar recentemente como parte do cenário do entretenimento moderno. Isso inclui dublagem, com um de seus papéis mais importantes sendo o mais famoso inimigo de Superman no mundo anárquico de Harley Quinn.

“Lembro-me de Lex Luthor, de Gene Hackman, que me empolgou tanto. Sou um grande fã dele nos seus grandes dias de cinema, de The French Connection”, diz Esposito sobre a chance de interpretar o personagem. “É realmente uma oportunidade maravilhosa de poder fazer isso... O que eu sempre desejei é não ser convencional nos papéis que interpreto e como interpretá-los, porque não é apenas para ser diferente, é trazer algo original para a tela".

Por e-mail, os showrunners de 'Harley Quinn', Justin Halpern e Patrick Schumacker, disseram ao Collider que, quando se tratava de elenco, “éramos grandes fãs de Giancarlo. Foi uma daquelas situações em que queríamos alguém que pudesse trazer intensidade, mas também fazer piadas, o que é incrivelmente desafiador. Existem muitos exemplos no corpo de trabalho de Giancarlo, onde ele tem sido assustador e engraçado. Ele é apenas um ator brilhante. Para ser sincero, tínhamos quase certeza de que ele diria não, então tínhamos vários nomes de backup prontos e, por algum motivo, ele decidiu que queria fazer isso, e todos saímos de lá”.

Embora os atores que já interpretaram Lex Luthor em live action tenham sido tradicionalmente brancos, na versão animada a visão do personagem tem sido um pouco ambígua, embora se diga que a versão do personagem nos anos 90 foi inspirada visualmente pelo ator grego Telly Savalas e foi dublado por um ator branco. Mas Halpern e Schumacker dizem que Harley Quinn “concebe Lex Luthor como uma pessoa de cor. Não temos certeza se somos os primeiros a fazer isso, mas a DC apoiou quando dissemos que queríamos ir nessa direção, o que foi legal".

É uma decisão refrescante, especialmente porque as séries animadas enfrentam atualmente um acerto de contas quando se trata de escalar atores de voz branca como personagens negros. Mas quando essa entrevista foi realizada há duas semanas, Esposito estava animado para falar sobre o desafio de interpretar um vilão icônico como Lex, “porque ele é diferente do que esperávamos e brilhantemente escalou comigo como a voz, porque, você sabe, muitas pessoas que assistem podem não saber quem eu sou no começo, e elas podem não ter ideia da cor da minha pele. Sempre foi meu sonho interpretar personagens que não precisam ser definidos por isso, e fiquei muito satisfeito por eles sentirem que eu era o cara que fazia a voz funcionar”.

E vocês, já conferiram a série Harley Quinn? Deixe seu comentário abaixo!

 POSTS RECENTES