• Alexandre Agassi

Confira as novidades que chegam ao Belas Artes À La Carte em setembro

O Belas Artes À La Carte reúne filmes imperdíveis para você que é fã de cinema. E veja agora as atrações que chegam neste mês de setembro na plataforma de streaming.

Em setembro, o Belas Artes À La Carte está trazendo quatro estreias semanais, um especial sobre o universo do blues, um super lançamento inédito e a 10ª edição do CineFantasy!

Estreias a partir de 3 de setembro

O céu que nos protege (The Sheltering Sky)

Reino Unido | Itália, 1990, 138min, 18 anos Direção: Bernardo Bertolucci Elenco: Debra Winger, John Malkovich, Campbell Scott Sinopse: Após a Segunda Guerra Mundial, um casal americano viaja pelo Saara para viver novas experiências.

Anotações com Yamamoto (Notebook on cities and clothes)

Alemanha Ocidental | Japão, 1989, 81min, livre Direção: Wim Wenders Elenco: Wim Wenders, Yohji Yamamoto Sinopse: Wim Wenders viaja pelas cidades de Paris e Tóquio com o guru de estilo Yamamoto e o observa enquanto cria uma nova coleção. Esta é uma análise inteligente das conexões entre arquitetura, vida urbana e indumentária.

Bicho de sete cabeças

Brasil, 2001, 74 min, 14 anos Direção: Laís Bodanzky Elenco: Othon Bastos, Rodrigo Santoro, Cássia Kis Sinopse: Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Wittgenstein (Wittgenstein)

Reino Unido, 1993, 72min, 14 anos Direção: Derek Jarman Elenco: Karl Johnson, Michael Gough, Tilda Swinton Sinopse: Conheça a história do famoso filósofo do século 20, Ludwig Wittgenstein, e suas teorias.

Estreia a partir de 10 de setembro

Paris, Texas (Paris, Texas)

Alemanha Ocidental | Reino Unido, 1984, 145min, 14 anos Direção: Wim Wenders Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell Sinopse: Um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt, que é casado com Anne. Com eles vive também Hunter, filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai. O homem é Travis Henderson, que logo tem que enfrentar também sua esposa, Jane, e tentar acertar sua vida de novo.

A fortuna de Ned (Waking Ned Devine)

Reino Unido, 1998, 91min, 14 anos Direção: Kirk Jones Elenco: Ian Bannen, David Kelly, Fionnula Flanagan Sinopse: Ao receber a notícia de que ganhou uma fortuna na loteria, Ned Devine tem um ataque do coração e morre. Dois amigos encontram o corpo e armam um plano para ficar com o dinheiro, fazendo todos acreditarem que essa era a vontade do morto.

O Ciúme (La Jalousie)

França, 2014, 77min, 14 anos Direção: Philippe Garrel Elenco: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Rebecca Convenant Sinopse: Louis é ator e vive com Claudia, também atriz, em um pequeno apartamento, onde levam uma vida normal, porém complicada financeiramente. A carreira dela vai de mal a pior e ele faz de tudo para ajudá-la, enquanto tenta encontrar tempo ainda para manter-se próximo à filha Charlotte, cuja mãe ele abandonou recentemente.

Querô

Brasil, 2007, 88min, 14 anos Direção: Carlos Cortez Elenco: Maxwell Nascimento, Maria Luisa Mendonça, Ailton Graça Sinopse: Querô é filho de uma prostituta, que foi expulsa do bordel em que trabalhava no dia em que deu à luz. Desesperada, ela se suicida tomando querosene. Violeta, a dona do prostíbulo, decide cuidar do garoto e o apelida de Querô, em referência ao modo como sua mãe morreu. Ao crescer Querô, revoltado com os maus tratos que recebe, passa a cometer pequenos delitos. Um dia ele é pego e encaminhado à Febem, onde sua vida é marcada para sempre.

Estreias a partir de 17 de setembro

Asas do desejo (Der Himmel über Berlin)

Alemanha Ocidental, 1987, 128min, 14 anos Direção: Wim Wenders Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander Sinopse: Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra - com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) - que pode ser possível para ele assumir a forma humana.

Sete dias com Marilyn (My week with Marilyn)

Reino Unido| EUA, 2011, 99min, 18 anos Direção: Simon Curtis Elenco: Michelle Williams, Eddie Redmayne, Kenneth Branagh Sinopse: O filme mostra a estadia de Marilyn em Londres para gravar um filme. Durante uma semana, um assistente de produção mostra um pouco do país à estrela.

2 Outonos e 3 Invernos (2 automnes 3 hivers)

França, 2013, 91min, 14 anos Direção: Sébastien Betbeder Elenco: Vincent Macaigne, Maud Wyler, Audrien Bastien Sinopse: Arman tem 33 anos e resolve mudar de vida. Para começar, começa a correr no parque aos sábados. No primeiro dia, conhece Amélie. A primeira impressão é de um choque, a segunda será uma punhalada no coração. Benjamin é o melhor amigo de Arman. Entre dois outonos e três invernos as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se cruzam, cheias de encontros, acidentes, histórias de amor e memórias.

Ex-Pajé

Brasil, 1990, 81min, 14 anos Direção: Luiz Bolognesi Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga, Ubiratan Suruí Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Estreias a partir de 24 de setembro

Sobre Amor, Amigos e Vinho (Barbecue)

França, 2015, 98min, 18 anos Direção: Eric Lavaine Elenco: Lambert Wilson, Franck Dubosc, Florence Foresti Sinopse: Antoine Chevalier sofre um ataque cardíaco no dia em que comemora com amigos seu aniversário de 50 anos. Ele se dá conta que passou boa parte dos últimos anos tomando cuidados com a saúde e a aparência e, decepcionado com o acontecido, decide adotar um novo estilo de vida.

Paterson (Paterson)

EUA, 2017, 120min, 14 anos Direção: Jim Jarmusch Elenco: Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji Sinopse: Na cidade de Paterson, em Nova Jersey - EUA, Paterson, um pacato motorista de ônibus local, vira um personagem conhecido por se destacar em uma arte diferente da condução de veículos: o rapaz é também um poeta.

Movimento em falso (Falsche Bewegung)

Alemanha Ocidental, 1975, 103min, 14 anos Direção: Wim Wenders Elenco: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Hans Christian Blech Sinopse: O escritor Wilhelm Meister sai em jornada com quatro companheiros: a pragmática Therese, a bissexual Mignon com o namorado, e Landau, o poeta falido. Eles aceitam a hospitalidade de um industrial, que sem saberem, é um ex-nazista bastante perturbado.

O encouraçado Potemkin (Bronenosets Potemkin)

União Soviética, 1925, 75min, 14 anos Direção: Sergei Eisenstein Elenco: Aleksandr Antonov, Vladimir Barskiy, Grigoriy Aleksandrov Sinopse: Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Eles, então, erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.

10ª CineFantasy

Neste mês, também acontece a 10ª edição do CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico! O festival acontecerá pela primeira vez online, utilizando o Belas Artes À La Carte. A abertura será no dia 6 de setembro em um cine drive-in, no Belas Artes Drive-in, com o filme do brasileiro Rodrigo Aragão, O Cemitério das Almas Perdidas, porém por questões de segurança devido a pandemia do COVID-19, a exibição dos outros filmes será totalmente online dentre os dias 7 e 20 de setembro. São 140 filmes, envolvendo curtas e longas-metragens de mais de 30 países!

Especial sobre o universo do blues produzido por Martin Scorsese

Também chega no Belas Artes À La Carte um especial sobre o universo do blues produzido por Martin Scorsese. São quatro episódios especiais, que contaram com a direção de grandes cineastas, como Wim Wenders, Clint Eastwood e Richard Pearce.

O Blues - blues e o piano (The Blues – Piano Blues) - Direção: Clint Eastwood Neste episódio de Clint Eastwood, que além de diretor e ator é também pianista, são reunidas imagens valiosas de arquivo com entrevistas e performances de pianistas como Pinetop Perkins, Jay McShann, Fats Domino, Little Richard, Dave Brubeck e Marcia Ball. Este episódio, "O Blues - Blues e o Piano" reúne ainda artistas icônicos como B.B. King, Pinetop Perkins e Ike Turner.

O Blues - Caminho para Memphis (The Blues – Road to menphis) - Direção: Richard Pearce O diretor Richard Pearce traça uma odisseia musical da grande lenda dos Blues, B.B. King, num filme que é um tributo à cidade de Menphis, onde nasceu um novo estilo de blues. Este episódio nos leva também pela estrada e aos bastidores dos blues, com os veteranos de Memphis, Bobby Rush e Rosco Gordon.

O Blues - A alma de um homem (The blues – The soul of a man) - Direção: Wim Wenders Neste episódio, o diretor Wim Wenders mergulha na vida e música de três dos seus artistas favoritos dos Blues: Skip James, Blind Willie Johnson e J.B. Lenoir. Wenders explica sua paixão pelo blues com as seguintes palavras: “Estas músicas têm um grande significado para mim. Eu sinto que há mais verdade em qualquer uma delas do que em qualquer livro que li sobre a América, ou em qualquer filme que tenha visto".

O Blues - de volta pra casa (The Blues – Feel like going home) - Direção: Martin Scorsese Este episódio, dirigido por Martin Scorsese, é uma homenagem ao chamado Delta Blues, que é um estilo de música específico da região do delta do famoso Rio Mississipi. O filme acompanha o músico Corey Harris numa viagem que vai até o oeste da África, explorando as raízes do blues, além de reunir raríssimas imagens de arquivo de Son House, Muddy Waters e John Lee Hooker.

Disponível a partir de 16 de setembro

Super Lançamento

E o Super Lançamento que estará disponível a partir de 24 de setembro é a comédia Pornô Para Principantes, dirigida por Carlos Ameglio. O filme ganhou o prêmio de melhor coprodução internacional no 14º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo, será mais um filme inédito no Belas Artes À La Carte que já disponibilizou na sessão super estreias outros filmes em primeira mão como: Partida, de Caco Ciocler, Apocalypse Now – Final Cut, de Francis Ford Coppola, O Hotel às Margens do Rio, de Hong Sang-Soo e O Pai, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov.

A assinatura do Belas Artes À La Carte custa R$ 9,90 por mês e você pode fazê-la agora mesmo acessando o site oficial.

 POSTS RECENTES