• Paulo Lídio

Ativista com deficiência auditiva pede que Gavião Arqueiro seja surdo no MCU


O ator Jeremy Renner é o responsável por levar o Gavião Arqueiro às telonas. Será que um dia teremos uma versão surda do personagem? (Imagem: Marvel Studios/Disney/Reprodução)

Diversidade e representação no entretenimento e mídia são importantes, mas um ativista quer que as pessoas percebam que existe uma categoria de diversidade que muitos, incluindo o Universo Cinematográfico Marvel, estão deixando de lado: a diversidade de habilidades físicas.

Nyle DiMarco, um ativista modelo e surdo, entrou recentemente nas redes sociais em resposta a um artigo que dividiu o problema de diversidade do MCU por raça e gênero. Especificamente, DiMarco apontou que a deficiência é uma parte importante da diversidade que é deixada de fora da maioria das conversas sobre o assunto. No entanto, DiMarco foi um passo além. Ele notou que o personagem Gavião Arqueiro é realmente surdo nos quadrinhos, mas que o MCU fez dele um personagem de audição perfeita.

"A deficiência também faz parte da diversidade, @mic", escreveu DiMarco. "HawkeEye é na verdade surdo e o Universo Cinematográfico da Marvel colocou audição no personagem", disse o ativista.

DiMarco acabou tendo uma conversa mais longa sobre o assunto, explicando que há questões cômicas específicas em que o Gavião Arqueiro é surdo e que os filmes poderiam ter construído isso com um ator surdo, mas optaram por não fazê-lo.

"Há alguns problemas em que especificamente o Gavião Arqueiro é surdo", disse DiMarco. "E então, eles trouxeram um ator que pode ouvir em vez disso. Eu acho que teria feito (um melhor filmes) ... se eles trouxessem uma pessoa surda para fazer um Gavião Arqueiro surdo", finalizou.

E DiMarco não está completamente errado. O Gavião Arqueiro foi retratado como surdo no passado. Em 1983, em Hawkeye # 4, o escritor Mark Gruenwald fez com que o Gavião Arqueiro ficasse surdo em uma história em que Crossfire capturou o Gavião e a Harpia, testando sua máquina chamada Undertaker. A máquina poderia fazer com que qualquer pessoa exposta a ela ficasse furiosa e para deter os efeitos da máquina, o Gavião Arqueiro colocou uma ponta de flecha sonora em sua boca. O truque funcionou, mas também estourou os seus tímpanos, deixando o arqueiro deficiente auditivo e exigindo que ele usasse um aparelho auditivo. Enquanto sua audição foi restaurada em "House of M", o Gavião ficou surdo novamente depois de um encontro com O Palhaço, apesar de o enredo ter ocorrido após o surgimento do Gavião Arqueiro no MCU.

O chamado de DiMarco para um Gavião Arqueiro surdo no MCU não foi o primeiro em relação a pessoas com deficiência. A primeira vez que o ativista veio a tona foi com as acomodações de legendas fechadas do AMC Theatres. No início deste ano, DiMarco compartilhou no Twitter que a acomodação de legendas da cadeia de teatro, que exigiam um dispositivo especial onde o usuário tem que olhar a ação na tela, pulava linhas e tornava impossível assistir ao filme Pantera Negra. Na época, a AMC respondeu oferecendo uma análise mais aprofundada do assunto.

E você gostaria de uma versão surda do Gavião Arqueiro nos cinemas? Deixe seu comentário abaixo!

 POSTS RECENTES 

© 2021. Be Geeks. Todos os direitos reservados
 

E-mail: contato@begeeks.com.br

 

São Paulo - SP
 

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook