• Alexandre Agassi

Por que amamos Star Wars? (Opinião)

Tenho que dizer que é difícil saber por onde começo esse texto. Tentar materializar em alguns meros adjetivos tudo aquilo que eu e muitas outras pessoas sentimos sobre aquilo que nos encanta não é uma tarefa fácil. O que é Star Wars? E embora alguns nomeiem Star Wars de “ficção científica”, saiba que não é. Como o próprio criador George Lucas diria, Star Wars é uma ópera espacial!

Star Wars é pura fantasia misturada com aventura. Princesas, heróis, mestres, Star Wars possui uma biblioteca inacabável de arquétipos clássicos extraídos diretamente do livro Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell, e das peças icônicas da Grécia Antiga. É um objeto de estudo excelente para estudantes de cinema e teorias literárias. Temos Luke Skywalker (Mark Hamill), o herói virtuoso que é posto numa aventura contra o Império Galáctico liderado pelo vilão Darth Vader. O mestre Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), dono da sabedoria e quem vai guiar Luke nesta jornada. A Princesa Leia (Carrie Fisher), a típica donzela em perigo que precisa ser salva pelo herói, porém que vem a se mostrar mais forte e poderosa posteriormente. Han Solo (Harrison Ford), o camaleão, aquele que pende para o lado do bem e o lado do mau, desde que seja onde tenha mais lucro – basicamente um mercenário. Darth Vader (David Prowse e na voz de James Earl Jones), o vilão cruel, detentor dos vícios, do mau e que tenta manter a ordem na Galáxia. Para os que ainda não compreenderam, Star Wars é exatamente este maniqueísmo visto acima – o bem e o mau, sem nada no meio.

Outro elemento importantíssimo é a Força, uma religião e ao mesmo tempo uma energia que envolve e faz parte de tudo que tenha vida! Ela pode oferecer poderes àqueles que conseguem dominá-la, tais como mover objetos ou seres vivos sem tocá-los, ampliar os reflexos de tal forma que é possível desviar de coisas ou lutar contra um oponente mesmo sem a capacidade de enxergar. Às vezes, a Força, quando muito poderosa num indivíduo e ele se concentrar bastante, pode lhe mostrar inclusive o passado ou o futuro, dentre outros mistérios, como a forte ligação entre Luke e Leia na trilogia clássica.

E quem não ama aquela trilha sonora? Tão reconhecível até por quem nunca viu nenhum filme, a abertura com aquela introdução em letras amarelas e o encerramento com os créditos em fontes azuis são clássicos dos clássicos. Além da trilha que abre as triunfais aparições de Darth Vader! Composta por John Williams, a trilha sonora de Star Wars talvez seja a melhor de todos os tempos!

E mesmo que você não se interessa por Star Wars, ao menos o respeite. Porque se não fosse o primeiro, Uma Nova Esperança, lá em 1977, não existiria aqueles filmes da Marvel que você tanto ama, por exemplo. A Industrial Light & Magic (ILM), fundada por George Lucas, marcou uma revolução nos efeitos visuais da época. Trazendo trabalhos cada mais sofisticados, a ILM é indiscutivelmente ainda a primeira linha do mercado, a melhor de todas!

Se você ainda não viu os filmes, eu realmente não sei o que está esperando. Se já e gostou, digo pra você que Star Wars possui indubitavelmente o maior universo expandido de todos os tempos. Histórias secundárias (e excelentes também) que se desenrolam antes, depois ou paralelamente aos filmes. Livros, tais como os do selo Legends, oriundo da cronologia anterior a Disney comprar a Lucasfilm, e os do novo cânone. Também há as séries animadas Star Wars: Clone Wars e Star Wars Rebels, que conquistou um público mais jovem, apesar dos mais velhos também gostarem. E por último, os games, como o tão aclamado Battlefront. Ainda não satisfeito com tudo isso? Tem muito mais sim! Tem diversos documentários sobre os bastidores dos filmes, e vários podem ser encontrados na Netflix. Falando ainda no serviço de streaming, outra indicação é a série Brinquedos que Marcam Época, cujo primeiro episódio é sobre Star Wars. Dentre outros produtos excelentes que posso indicar, são o seriado em animação Uma Família da Pesada, campeão de referências a franquia, e também a paródia S.O.S: Tem Um Louco Solto no Espaço, a mais engraçada do gênero.

Ou seja, é muita coisa mesmo! E acho que ainda é pouco para narrar esse encanto que Star Wars possui. Amar essa franquia está acima de qualquer argumento, de qualquer explicação. A você, fã de Star Wars, assim como eu, apenas desejo que a Força esteja conosco. Feliz Dia de Star Wars (May the Fourth Be With You)!!!

 POSTS RECENTES 

© 2021. Be Geeks. Todos os direitos reservados
 

E-mail: contato@begeeks.com.br

 

São Paulo - SP
 

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook