• Por: J.V. Vicente

Dia do Autismo - Conheça alguns dos personagens autistas da cultura pop.


Hoje, dia 02 de Abril, é comemorado mundialmente o Dia da Conscientização do Autismo. A data, criada pela ONU em 18 de Dezembro de 2007, têm como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com cidadãos que possuem TEA (Transtorno do Espectro Autista).

O Autismo é um transtorno psiquiátrico neurológico que afeta as capacidades de comunicação, socialização e comportamento do indivíduo. Existem variadas formas de autismo: O autismo leve, moderado e o severo. As pessoas com o autismo leve são também chamadas de Autistas de alto rendimento, são capazes de se adequar socialmente e desenvolver relacionamentos. Já os que possuem autismo severo são visivelmente comprometidas, algumas não chegam a falar por toda a vida. Mas saiba, os graus de autismo são muito variados, e não devem ser definidos apenas por essas três nomenclaturas. Cada pessoa é uma pessoa, duas pessoas com Autismo leve podem aparentar uma grande diferença.

Eu mesmo, sou portador do transtorno. Aos 13 anos, fui diagnosticado com Síndrome de Asperger, uma transtorno do espectro autista que se encaixa na categoria leve. Visivelmente, eu aparento ser uma pessoa comum, na verdade, há quem diga que meu diagnóstico está errado. Porém, as coisas não eram assim a alguns anos, eu tinha muitas dificuldades no comportamento social e no entendimento de coisas subliminares.

Depois de terapias em grupo na AMA, (Associação de Amigos do Autista), eu desenvolvi minhas habilidades interpessoais, gosto de dar abraços e entendo metáforas. Porém em algumas situações isso não acontece. Como todo autista, eu ainda tenho sintomas específicos como a aversão ao barulho, estereotipias e rituais de comportamento; de vez em quando eu ainda me pego levando coisas ao pé da letra e não entendendo certos comportamentos.

Alguns autistas podem apresentar uma inteligência diferenciada, como foi o caso de Albert Einstein, Bill Gates e Issac Newton. Outra característica do autista é o foco em um determinado assunto. Esse é um aspecto bem visível meu. Sou um Geek, fã de ficção cientifica, quadrinhos e cinema Blockbuster.

O físico Albert Einstein tinha Síndrome de Asperger

Personagens autistas são constantemente incluídos nas tramas fictícias. Um exemplo no Brasil é a personagem Benê de Malhação, interpretada pela jovem atriz Daphne Bozaski. Benedita é uma menina com Síndrome de Asperger, algo que só é dito no final da temporada. A garota possuí talento para musica e se torna uma eximia pianista, porém ela têm dificuldades na interação social. A menina não entende metáforas, sentido figurado ou metalinguagem. Benedita não gosta de abraços e barulho, têm receio de mudanças e problemas em lidar com situações de conflito e stress.

Daphne Bozaski como Benedita (Benê) em Malhação: Viva a diferença

Este mês, estreia o filme "Tudo que quero", um drama protagonizado por Dakota Fanning. Na trama, Wendy (Fenning),uma adolescente autista apaixonada por Star Trek, decide enfrentar seus problemas sociais e fugir de casa com seu cachorro para participar de um concurso de roteiros cujo vencedor poderá trabalhar na saga. Já não preciso dizer que é uma história na qual estou me identificando muito. Confira o Trailer do filme.

Dakota Fanning como Wendy no filme Tudo Que Quero

Segundo dados divulgados pela ONU em 2015, 1% da população mundial é portadora de autismo. Nessa texto, apresento alguns dos personagens autistas mais famosos da cultura geek e pop. Esses personagens são importantes na inclusão e representatividade desta parte da população.

 POSTS RECENTES